Tecidos: encontrando o par perfeito para a sua criação de moda

87

E quando a gente pensa que está tudo resolvido após escolhermos o que vamos criar, vem o dilema de escolher os tecidos para a nossa tão amada criação.

Sim, sim, sim meninas. Existem tantas opções disponíveis de tecidos que o primeiro sentimento que temos é de estar perdida e confusa. Apesar de ter uma padronagem ou cor que nos atraia no primeiro olhar, é necessário nos atermos a algumas questões ao escolher o tecido.

A maneira como você sentirá o tecido na sua pele, como ele se comportará ao costurar, como ficará sobre o seu corpo – tudo isso é tão importante para a sua decisão de compra de tecidos quanto somente a cor e o design.

Tipo de Tecidos

A primeira coisa é saber qual é o tipo de tecido que você tem em mente – os tecidos disponíveis são amplamente classificados como têxteis naturais e sintéticos. Os principais têxteis naturais são algodão, seda, denim, flanela, cânhamo, couro, linho, veludo, lã. Os tecidos sintéticos incluem nylon, poliéster, acetato, acrílico, rayon.

Esses tecidos podem ser classificados ainda de acordo com a maneira como são impressos, bordados, tingidos e produzidos, como sua trama. E você também deve considerar o peso do tecido.

Normalmente em lojas de tecidos, você basicamente encontrará tecidos um ao lado do outro com fibras e características semelhantes. Em caso de dúvida, peça conselhos a um dos assistentes do lugar – diga-lhes o que planeja costurar, quando e onde planeja usar a sua peça de roupa. e eles podem dar algumas sugestões.

Quando você encontra um tecido que você gostar e acreditar que é adequado para o que deseja, faça o seguinte:

  • Desenrole o tecido um pouco e veja como o tecido fica pendurado (chamado de cortina). Você gosta da sensação  dele? Esse tecido é macio ou rígido?
  • Desenrole mais um pouco e coloque-o na cintura. Parece que este tecido é adequado para você? Você tem peças que combinam ou que fazem uma boa composição com esse tecido?
  • Veja o conteúdo da fibra e as instruções de cuidados. Verifique a largura do tecido.

Caso você seja iniciante em Costura, recomendo:

  • Algodão – você pode usar algodão acolchoado se quiser uma impressão moderna ou de grife
  • Popeline
  • Crepe
  • Tafetá
  • Viscose

Se você tem mais experiência, também pode tentar:

  • Cetim
  • Veludo
  • Veludo cotelê
  • Chiffon ou Renda
  • Linho
  • Jeans

Resistência à cor

Verifique se a cor do tecido é uniforme, sem riscos ou manchas . Você terá que abrir e verificar cuidadosamente para ver indicações de tingimento irregular. Pode haver manchas ou desbotamento das cores nas áreas, especialmente na linha de dobra. Se você encontrar cores claras em algumas áreas, a menos que seja um design, não compre – isso pode indicar que a cor desaparecerá com a lavagem.

Faça um teste simples – Uma maneira de testar a cor do tecido que você está prestes a comprar é pegar um pequeno lenço ou algodão branco, umedecer e esfregar em algum lugar do tecido; Se for de boa qualidade, a cor não será transferida para o tecido na sua mão.

Estação do ano e estilo

A ocasião e a estação do ano  que você usará a sua criação terão um papel importante na escolha do tecido.

Até porque não queremos usar uma saia de lã no verão, por exemplo, ou uma saia de chiffon no inverno, não é mesmo? O mesmo vale para o estilo, ou ocasião para o qual você quer a peça…

Você vai usá-la para o trabalho, de maneira mais despojada e minimalista, ou quer exclusivamente para um evento noturno, como uma jantar mais sofisticado?

Encolhimento

Mais uma consideração ao comprar o tecido é a maneira como ele irá encolher após a lavagem.

A maioria dos tecidos encolhe, mas de maneira diferente. Uma aposta segura seria comprar pelo menos 10% de tecido extra. Se você pode comprar tecido pré-encolhido, esta é uma excelente opção.

Cor

A cor  do tecido é uma consideração importante. Certifique-se de que combina com o seu tom de pele, e não com a celebridade em que você viu na revista ou no Instagram. Tons diferentes da mesma cor podem parecer muito diferentes na mesma pessoa.

Você deve preferencialmente comprar tecido à luz do dia e não à noite. Mesmo com a luz do dia em algumas lojas, é difícil ver a verdadeira cor do tecido. Então procure alguma entrada de luz natural no local onde você vai comprar o tecido, para garantir a escolha certa.

Muito provavelmente você não poderá devolver o tecido depois que ele for cortado e nem tente devolvê-lo depois de voltar para casa e perceber que é uma cor totalmente diferente da que você viu por dentro.

É importante ainda se ater ao tamanho do tecido que você vai comprar. Nos moldes DMK, sempre deixo uma lista no Caderno de Montagem com os materiais necessários para costurar aquele Molde, incluindo o tamanho de tecido que você vai precisar, tudo muito explicadinho para não ter erro e nem problemas 🙂

Para a confecção da Saia Camelia, usei 3 opções de tecidos: Crepe, Tafetá e Viscose, que tem um ótimo caimento e podem ser usados em diversas ocasiões.

Vocês podem conferir como ficaram:

Gostaram?

Agora me conta, que tipo de tecido você escolhe na hora de confeccionar seus moldes ou mesmo, na hora de comprar uma peça nova?

Aproveita pra seguir a DMK no Instagram e no Facebook, e também pra se inscrever na Newsletter DMK.

Beijinhos, Gaby :*

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Carrinho